Pacientes com Parkinson experimentam os benefícios do Self-Healing

Na última semana, tive o prazer de participar de um projeto em Volta Redonda (RJ) a convite da Sandra São Thiago que é fisioterapeuta e terapeuta do método Self-Healing.

Em conjunto com a Sandra, realizei atendimentos aos pacientes do Projeto Interdisciplinar de pesquisa com pacientes parkisonianos desenvolvido pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), que tem a Sandra como uma das coordenadoras.  

O projeto multidisciplinar, criado em 2016, oferece atendimentos de Self-Healing para os participantes, que são realizados tanto em grupo quanto individualmente. No  grupo, os pacientes fazem juntos  os exercícios de Self Healing.  

Já no atendimento individual, eles recebem a terapia manual (que inclui o toque neurológico) e realizam  exercícios  orientados que oferecem alívio dos sintomas, melhoram o bem estar e a disposição do paciente. 

Na ocasião, também participamos com o grupo em um trabalho de dança para melhorar a performance geral de marcha, coordenação motora, percepção corporal, criatividade e movimentação mais fácil e redução dos tremores. 

Agradeço a Sandra pelo convite e parabenizo todos os envolvidos neste belo projeto que proporciona melhor qualidade de vida aos pacientes com Parkinson.

Resultados obtidos após sessão de Self-Healing.

Benefícios do Self-Healing em pacientes com Parkinson


A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa, de causa desconhecida, que afeta principalmente pessoas acima dos 60 anos, acometendo cerca de 1% da população mundial com mais de 65 anos.

As principais manifestações clínicas da DP incluem: tremor em repouso, rigidez muscular, bradicinesia (retardo em iniciar movimentos, causado pelo atraso no cérebro ao transmitir as instruções necessárias para as outras partes do corpo), acinesia, alterações posturais, pouca expressão facial e sintomas não motores como depressão, alterações cognitivas, alterações da qualidade da voz e distúrbios autonômicos. 

Com base nos ensinamentos de Meir Schneider e tendo em vista que a doença de Parkinson se manifesta comprometendo as funções motoras em resposta ao comprometimento do SNC, acreditamos ser possível mudar o curso desta doença, neurodegenerativa progressiva, através de uma reeducação da mente, em primeiro lugar. 

Encorajamos as pessoas com Doença de Parkinson a trabalhar através de sua mente, de forma positiva e estimularmos sua consciência corporal por meio da (auto) massagem e movimento da respiração, trazendo maior influxo de oxigênio a todas as células corporais. O objetivo é levá-las a terem maior consciência de suas posturas e estimular a propriocepção e equilíbrio através do movimento consciente e inabitual.


Saiba mais sobre o tema no blog da Sandra.


COMPARTILHAR

Author:

Anterior
Proxima